top of page
Buscar

O Estudo de Potencial Construtivo na Viabilidade Imobiliária

  • Bimhub
  • 19 de abr.
  • 2 min de leitura

ree

A necessidade define o estudo

Um estudo de potencial construtivo é sempre moldado pelas necessidades e objetivos de cada cliente, além das características do terreno e do contexto envolvido. A "Camada da legislação" é apenas uma das diversas forças que influenciam um estudo de potencial construtivo, junto a fatores econômicos, qualidade do solo, questões fundiárias, mercado imobiliário local e aspectos ambientais. Todos esses elementos devem ser cuidadosamente considerados, já que cada cliente possui padrões, metas e taxas específicas, e diferentes terrenos podem ou não se adequar a esses critérios.


BIM

Nesse contexto, a tecnologia BIM (Building Information Modelling) desempenha um papel crucial no desenvolvimento de estudos de viabilidade. Além de acelerar os cálculos, o BIM aprimora a integração e a confiabilidade dos dados. Ele funciona como um ponto centralizador, gerando informações essenciais para a avaliação e prospecção de oportunidades, ao mesmo tempo em que faz a ponte entre a arquitetura e os dados espacializados no ambiente de projeto.


Um briefing

Quando bem elaborado, um estudo de potencial construtivo também serve como um briefing valioso para o arquiteto, pois ajuda a definir as diretrizes do projeto com mais precisão. Ele estabelece uma base sólida, conectando o ‘produto imobiliário’ ao desenvolvimento do projeto, e oferece dados fundamentais para negociações de permuta, aquisição de terrenos, gestão de riscos e estratégias comerciais, entre outros aspectos que orientam o processo de tomada de decisão.


ree

Bons critérios

Além disso, é fundamental estar atento às mudanças constantes na legislação, já que decretos e leis têm um impacto direto nas possibilidades de construção. Isso, somado à consideração de critérios construtivos, como padrões de metragem quadrada, afastamento entre torres e incentivos fiscais, exige uma abordagem integrada entre arquitetos, engenheiros e os profissionais responsáveis pelos estudos de viabilidade, a fim de garantir que todas essas variáveis sejam adequadamente conciliadas.


A importância

Portanto, as informações de um estudo de viabilidade não são apenas importantes, mas essenciais para identificar boas ou más oportunidades de acordo com o perfil de cada cliente. Ao observar todo o processo de construção, fica claro que alterações detectadas no estudo podem gerar grandes impactos na cadeia produtiva. Com um terreno bem estudado, é possível maximizar os resultados e reduzir custos, contribuindo para a melhoria da rentabilidade do projeto.

 
 
 

Comentários


Endereço:

Vitória Office - Sala 408

R. Dr. Heitor Blum, 310

Estreito, Florianópolis/SC

Logomarca do Bimhub
  • Instagram
bottom of page